domingo, 17 de julho de 2011

TEXTO: O BALAIO DO RATO

As atividades a seguir foram desenvolvidas com a turma de Educação Infantil "Ciranda do Saber" envolvendo a história "O Balaio do Rato" de Mary e Eliardo França.
O BALAIO DO RATO
(MARY E ELIARDO FRANÇA)
LÁ VEM O RATO!
ELE TRAZ UM BALAIO DE GOIABAS NA CABEÇA.
O RATO VIU O GATO E FALOU:
_ OLÁ, GATO!
O GATO COÇOU A CABEÇA, OLHOU PARA O RATO E FALOU:
_ CADÊ O BODE? CADÊ O GALO? CADÊ O PATO?
O RATO FOI CHAMAR O BODE, O GALO E O PATO.
ELE DEIXOU O BALAIO DE GOIABAS POR LÁ.
VEIO O BODE, VEIO O GALO, VEIO O PATO ATRAS DO RATO.
O GATO FALOU:
_ GALO, SOBE NO BODE! PATO, SOBE NO GALO! EU VOU SUBIR NO PATO E VOCÊ, RATO...
... VOCÊ SOBE AQUI NO SEU AMIGO GATO!
SOBE, SOBE LOGO- FALAVA O GATO TODO ANIMADO.
MAS O RATO...
COÇOU A CABEÇA E FALOU:
_ EU? EU NÃO!
E O GATO FALOU DE NOVO:
_ ORA! É SÓ PARA VOCÊ PEGAR MAIS GOIABAS, PORQUE AS GOIABBAS DO BALAIO... AH! AQUELAS GOIABAS O GATO AQUI JÁ COMEU!
Alguns dos objetivos realizados a partir da história foram os seguintes:

* Identificar palavras no texto “O Balaio do Rato”
* Colocar o crachá para cada um dos personagens.
* Escrever o nome dos personagens com letras móveis e depois com a técnica da janelinha.
*Interpretação oral da história e de forma coletiva.
* Representar a história través do desenho pictográfico.
* Pintar os personagens da história, respeitando limites do desenho.
* Recortar cada figura (personagem) depois de estar colorido.
* Ilustrar o pé de goiabas e após sequenciar os personagens (como na história) para conseguir tirar goiabas.
* Modelar os personagens da história.
*Preencher a cruzadinha com o nome dos personagens.
* Liguar a letra inicial correspondendo a cada personagem respectivamente.
* Desenhar cada personagem do seu jeito.
* Escrever coletivamente a palavra gato e mostrar que se trocar a letra inicial formamos outars palavras.
* Escrever o que o rato disse quando o gato pediu para ele subir nele para conseguirem tirar goiabas.
*Colar uma bolinha para cada vez que mexe a boca para falar o nome dos personagens.
*Contar as goiabas e responder perguntas.
*Recortar figuras de frutas que o rato poderia ter no balaio.
* Fazer um desenho da história utilizando tinta.

Confira algumas atividades desenvolvidas: 



Nenhum comentário: